A Prefeitura Sertãozinho, por meio das secretarias de Saúde e de Cultura e Turismo, vai realizar amanhã (13), às 9h, uma apresentação de canto-coral no Ambulatório de Saúde Mental. O evento faz parte das atividades do “Setembro Amarelo”, campanha mundial de prevenção ao suicídio, e é resultado do projeto “Levando música aos postos de saúde”, da musicoterapeuta Patrícia Alves, contemplado no Programa de Valorização do Artista 2023 (Provar).
A CAMPANHA
O “Setembro Amarelo” tem como objetivo a prevenção ao suicídio, valorização da vida e incentivo às práticas de cuidado à saúde mental. A campanha ganha força uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública que pode ser evitado: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo! Por ano, mais de 800 mil pessoas perdem a vida dessa forma.
ATENDIMENTO E AJUDA
Para acessar os serviços de saúde mental de Sertãozinho é preciso consultar um médico clínico geral, para avaliação e encaminhamento, na unidade de saúde mais próxima. Com a guia de encaminhamento e os documentos de identificação pessoal, o paciente deve ir à recepção do Ambulatório de Saúde Mental “Dr Oswaldo Jose Ruiz”.
Caso seja uma demanda para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), o munícipe pode se dirigir diretamente ao local, de segunda a sexta-feira das 7h às 16h, pois o serviço funciona com atendimento de demanda espontânea. Não é necessário encaminhamento para acessar o serviço, somente o desejo de realizar o tratamento.
ALERTA! Ideações suicidas são consideradas casos de emergência médica e o usuário deve se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).
UNIDADES DE SAÚDE
Ambulatório de Saúde Mental
Rua Geremia Lunardelli, 1.158 – Centro
De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
CAPS-AD
Rua Carlos Gomes, 1354 – Centro
De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h
UPA
Rua Pedro Carleto Netto, 120 – Jardim Grande Aliança
Aberta 24 horas
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV)
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone 188, e-mail e chat 24 horas, todos os dias da semana.
Ronaldo Oliveira
Depto. Comunicação PMS