A Prefeitura de Sertãozinho realizou ontem (24), através da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com a ONG Primavera, a 17ª Parada do Orgulho LGBT+. A festa começou com encontro no cruzamento das avenidas Affonso Trigo e Egisto Sicchieri.
Segundo dados da Guarda Civil Metropolitana, mais de 4 mil pessoas participaram de toda a festa, desde a concentração para o desfile com trio elétrico no início de tarde, animada pela apresentadora Ramona Anitta. A multidão seguiu pela avenida Affonso Trigo, seguindo pela Marginal Olézio Marques, até chegar ao pavilhão do Centro de Eventos Zanini. Lá aconteceram shows com a participação de 13 artistas, além da estrela nacional Wanessa Camargo.
A participação na 17ª Parada do Orgulho LGBT+ foi gratuita a toda população, mas a Prefeitura e a ONG Primavera incentivaram a doação de alimentos não perecíveis que foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade. Centenas de quilos de alimentos foram arrecadados durante a festa.
DIREITOS POR INTEIRO
Com o tema “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”, o objetivo da parada 2023, além de celebrar a diversidade e combater a invisibilidade das minorias, foi reforçar a luta pela garantia de proteção social da comunidade através de políticas públicas de assistência social em Sertãozinho e em todo o território nacional.
A Prefeitura de Sertãozinho apoia a realização da Parada do Orgulho LGBT+ desde a 1ª edição, em 2007. Além disso, tem promovido capacitações a servidores para combate à LGBTfobia, incentivos a produções culturais de visibilidade da comunidade, ações de orientação jurídica a pessoas transexuais e não binárias para retificação de nome e/ou gênero, tendo custeado novos documentos para pessoas de baixa renda. Também já foram realizadas conversas sobre legislação de proteção à população LGBT+ e apoio na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS