O Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais está em festa! É que duas de suas unidades, a Biblioteca “Dr. Antônio Furlan Jr.”, no Centro de Sertãozinho, e a Biblioteca “Profª Sônia Regina Mossin Garcia”, no Distrito de Cruz das Posses, foram selecionadas no edital “Projeto Bibliotecas Maurício de Sousa”.
Foram 143 cidades inscritas e 111 bibliotecas selecionadas, que receberão, cada uma delas, um kit com mais de 150 itens do acervo da Turma da Mônica e do escritor e cartunista Mauricio de Sousa, como livros, histórias em quadrinhos, gibis e livros em braile. O objetivo é promover a bibliodiversidade, apoiar a renovação dos acervos, atrair público e contribuir com a implementação de ações que incentivem e promovam a leitura.
Como contrapartida, as duas bibliotecas farão atividades relacionadas ao trabalho de Maurício de Sousa. Haverá exibição do Cinegibi, com episódios de desenho animado de 4 a 5 minutos de duração cada um. Os participantes poderão também participar de um quiz de perguntas e respostas sobre curiosidades da Turma da Mônica, sendo que os três primeiros colocados ganharão livros de colorir. A ação é livre para todos os públicos!
Confira a programação:
BIBLIOTECA “DR. ANTÔNIO FURLAN JR.”
10 de outubro (terça), às 15h
Endereço: Rua Sebastião Sampaio, 1.489 – Centro, Sertãozinho
BIBLIOTECA “SÔNIA REGINA MOSSIN GARCIA”
10 de outubro (terça), às 13h30
Endereço: Rua Tenente Isaías, 872 – Centro, Cruz das Posses
Os novos livros da Turma da Mônica já estarão disponíveis para empréstimo.
O edital “Projeto Bibliotecas Maurício de Sousa” é uma iniciativa do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa e conta com apoio das editoras Ação Claretiana / Ave Maria, Cem por Cento Cristão, Cortez, Culturama, Girassol Brasil, Matrix, On line, Panini e Fundação Dorina.
INVESTIMENTOS
A Secretaria de Cultura e Turismo tem investido no Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais. Na atual gestão já são mais de R$ 16 mil reais direcionados para atualização de acervo, através da compra de novos livros. A escolha dos exemplares é feita pelos bibliotecários de cada espaço, que levam em conta o tipo de livros mais procurados, obras premiadas nacional e internacionalmente, além de sugestões dos usuários.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS