Hoje é sexta-feira 13, dia que muitas pessoas consideram de azar. Se um gato preto cruzar o seu caminho então... pode ser seu dia de sorte! Pois esses felinos, na verdade, dão muito amor, carinho e aconchego.
Azarado é quem maltrata animais, pois os bichinhos são protegidos por leis federais, estaduais e municipais que estabelecem punições aos agressores, como multa, e penas de detenção e reclusão que podem variar de três meses a cinco anos. Se ocorrer a morte do animal, o tempo da pena é aumentado de um sexto a um terço.
Os maus-tratos mais comuns são abandono, agressão física, envenenamento, não procurar atendimento veterinário caso o animal esteja doente, privar o animal de água ou comida. Também é considerado abuso manter o animal em local inapropriado (sem proteção contra o sol, frio ou chuva) ou anti-higiênico (com acúmulo de fezes ou urina, por exemplo).
A LENDA DO GATO PRETO
A superstição de que esses animais trazem mau-agouro surgiu na Europa, durante a Idade Média, quando se acreditava que os bichanos eram bruxas disfarçadas. A crença era tão forte, que autoridades da época ordenaram o extermínio de gatos. Isso acabou custando a vida de milhares de pessoas, que morreram acometidas da peste bubônica, já que a doença é transmitida pela pulga de ratos e não havia mais gatos suficientes para eliminá-los.
GATINHOS NO CANIL MUNICIPAL
Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que esses gatinhos trazem má-sorte. E os maus-tratos contra gatos pretos aumenta consideravelmente às sextas-feiras 13. Então o Canil de Adoção “Dr. João Caldin Filho”, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Sertãozinho, vai liberar a adoção dos pretinhos somente na segunda-feira, para evitar que sejam vítimas de pessoas mal-intencionadas.
DENUNCIE!
Caso você presencie um ato de crueldade contra animais, recolha provas, como filmagens e fotos de celular, filmagens de câmeras de segurança, gravações, laudos veterinários e testemunhas. Em seguida, acione a Polícia Militar.
As denúncias também podem ser registradas no Ministério Público e nos locais listados abaixo.
Principais canais de denúncia:
Polícia Militar: 190
Polícia Ambiental: (16) 3996-0450
DEPA - Delegacia Eletrônica de Proteção Animal: www.ssp.sp.gov.br/depa
Unidade Básica de Saúde Animal: (16) 3947-3218
O Canil de Adoção está localizado à rua Av. José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã, Sertãozinho.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS