A Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho (GCM), ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, recuperou neste domingo (22), uma empilhadeira furtada. O equipamento, que havia sido levado de uma empresa da cidade no dia 8 de outubro, foi localizado escondido numa mata, com a utilização de drone da GCM.
ENTENDA O CASO
Após receber uma denúncia anônima de que havia um veículo escondido em meio à vegetação nas proximidades do Jardim Santa Rita, a GCM se deslocou até o local onde realizou a busca com a utilização de drone. Através das imagens captadas pela aeronave remotamente pilotada (ARP), os guardas-civis puderam saber a localização da empilhadeira e foram a pé até o local.
Posteriormente, foi constatado que o veículo era produto de furto de uma empresa de Sertãozinho. Comunicado, o responsável pelo equipamento enviou um guincho até o local para que o veículo fosse retirado e restituído ao estabelecimento.
Participaram da operação: GCM Davi, GCM Lucas, GCM Cosenza, GCM Mendes e Inspetor Claudemir. A Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho é comandada por Thiago Carvalho, subordinado ao secretário de Segurança Pública e Trânsito, Fabiano Trigo.
MONITORAMENTO AÉREO
O drone utilizado pela GCM tem definição Full HD e pode fazer imagens nítidas a até 200 metros de altura. Vem proporcionando desde agosto de 2021 melhoria no serviço prestado pela Guarda no patrulhamento, na prevenção da criminalidade e na manutenção da segurança pública de Sertãozinho e Cruz das Posses, principalmente em tentativas de localização de veículos furtados em área rural, como no caso mencionado nesta matéria.
A GCM também faz uso da aeronave em apoio à Defesa Civil e outras secretarias, como no monitoramento de eventos, combate a queimadas e na autuação de propriedades com criadouros de mosquito Aedes aegypti. O equipamento foi uma doação da Copercana, mediante requerimento do vereador Antônio César Peghini (Cesinha).
Ronaldo Oliveira
Departamento de Comunicação PMS