O Centro de Convivência do Idoso “Fátima Sueli Valim Nicolino” (CCI) continua com as ações em celebração ao mês da pessoa idosa. Nesta terça-feira, cerca de 45 idosos participaram de uma oficina de aromaterapia, na qual aprenderam a fazer sachês aromáticos.
A atividade, realizada em parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Esportes e Lazer, foi coordenada pela professora de ioga, Paula Bouças, e a terapeuta ocupacional do CCI, Jéssica Tolentino. As duas ensinaram a confeccionar sachês usando tecido, manta acrílica, fita de cetim e essências de lavanda, erva-doce, limão siciliano e alecrim. Após terminarem, os participantes puderam levar o mimo para casa.
Ao longo das ações dessa semana especial, o CCI também está entregando aos idosos copos retornáveis de plástico para incentivar a redução de copos descartáveis.
20 ANOS DO ESTATUTO DA PESSOA IDOSA
No dia 1º de outubro de 2003, há 20 anos, foi sancionado o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741). A data foi escolhida por ser o Dia Internacional da Pessoa Idosa, e passou a ser considerada também o dia da celebração nacional. O estatuto, além de prever punições para quem o desrespeitar, tem o objetivo de assegurar uma série de direitos à população a partir dos 60 anos de idade, garantindo assim a dignidade dos idosos em diversas áreas.
Para celebrar as duas décadas da vigência do estatuto, ao longo dessa semana, o CCI está promovendo uma série de atividades comemorativas com os idosos participantes. O Centro de Convivência do Idoso é ligado à Secretaria de Assistência Social e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h, e está localizado à Rua Washington Luiz, 603 – Alto da Semar.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS