Após ser confirmada a presença do vírus da raiva em um morcego capturado no Centro de Sertãozinho, a Secretaria Municipal de Saúde, atendendo às diretrizes da de Vigilância Epidemiológica, fará ações de bloqueio na região, neste sábado (28), das 7h30 às 16h30, em cinco pontos:
ATUALIZAÇÃO VACINA ANTIRRÁBICA
- Praça Juvenal Fernandes – Jardim Shangri-Lá
- Praça Elmo Pedro Favaretto – Centro
- Praça 21 de Abril – Centro
- Centro Médico de Especialidades “Aparecida Maria Germana Martins” (Centro de Saúde II – Rua Pedro Bighetti, 910 – Bairro São João
- Escola Estadual “Prof. Bruno Pieroni” - R. Luís Oberst Escudeiro, 240 - Jardim Sumaré
Os munícipes devem verificar a carteira de vacinação de seus pets, pois todos os cães e gatos a partir de três meses de idade que não tenham recebido a vacina em 2023 devem ser vacinados.
Fábia Tolvo, diretora da Vigilância em Saúde, explica que a medida é preventiva. “A população não precisa entrar em pânico, pois Sertãozinho tem uma boa cobertura vacinal de cães e gatos contra a raiva”, explica.
ENTENDA O CASO
No mês de agosto, o Núcleo de Zoonoses capturou um morcego vivo com sinais de raiva. O material biológico do animal capturado foi enviado para laboratório especializado para a realização de exame. O resultado foi enviado para a Secretaria de Saúde nesta terça-feira (24), como positivo.
Nesse caso, deverá ser realizada a vacinação abrangendo residências dentro de um raio de 500 metros do incidente.
A raiva é uma doença que atua no sistema nervoso dos animais e também dos seres humanos e, na grande maioria das vezes, é fatal.
Qualquer munícipe que tenha contato com morcegos ou problemas com esses animais em suas residências deve entrar em contato emergencial com o Controle de Zoonoses, através do telefone: (16) 3947-7767.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS