30 OUT 2023
SERTÃOZINHO RECEBEU AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AVC ONTEM (29)
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Santa Casa e apoio do ITEC, realizou ontem (29) ações de conscientização sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A população pôde participar no estacionamento da loja 60 do Supermercado Savegnago e no estacionamento do Ginásio de Esportes “Pedro Ferreira dos Reis” – Docão.

Na ação, as equipes de profissionais de saúde, formadas por médicos neurologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, instruíram e conversaram com os munícipes sobre como prevenir o acidente, sinais de alerta, necessidade de socorro imediato e cuidados posteriores.

A população que esteve em algum dos dois lugares também teve a oportunidade de fazer alguns exames preventivos, como aferição de pressão, medição de frequência cardíaca, controle do índice glicêmico e nível de oxigenação.

Estiveram presentes nos dois locais, ao longo da manhã, o prefeito Dr. Wilsinho; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Symone Pires; e o chefe da neurologia da rede municipal de saúde, Dr. Samuel Salomão Prado.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Segundo informações do Ministério da Saúde, quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. Desta forma, torna-se primordial ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato.

Se identificar os principais sinais de alerta, ligue:
192 – SAMU
193 – Corpo de Bombeiros