30 OUT 2023
SAIBA O QUE ABRE E O QUE FECHA NO FERIADO DE FINADOS
Quinta-feira, 02 de novembro, é feriado nacional do Dia de Finados. Além disso, o decreto municipal nº 8.079/2023 considera a sexta-feira (03) como ponto facultativo em Sertãozinho e Cruz das Posses. Por esse motivo, a maior parte das repartições municipais não funcionará nesse dia e algumas estarão em sistema de plantão.

No Paço Municipal, por exemplo, não haverá expediente e as atividades serão retomadas na segunda-feira (06), a partir das 8h30.

Confira como ficará o funcionamento de outros órgãos e serviços municipais:

- CENTRAIS DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO E POUPATEMPO – Estarão fechados na quinta-feira (02). Na sexta-feira (03) e no sábado (04), os serviços municipais funcionarão apenas para a emissão de boletos e os serviços estaduais funcionarão normalmente. Na segunda-feira (06) todos os serviços serão oferecidos como de costume. É importante lembrar que o cidadão só deve comparecer ao local em data e horário agendados previamente no portal http://poupatempo.sp.gov.br.

Como funciona no prédio da Secretaria Distrital (Subprefeitura), a Central de Atendimento de Cruz das Posses permanecerá fechada de 02 a 05 de novembro, retornando o atendimento na segunda-feira (06), às 8h30.

- SAEMAS – O setor administrativo não funcionará nos dias 02 e 03 de novembro, retornando na segunda-feira (06), em horário normal. Porém, como é habitual, o departamento de manutenção trabalhará em sistema de plantão. Em casos de emergência, basta que o cidadão ligue: 0800 010 46 46.

- UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs) – As Unidades Básicas de Saúde de Sertãozinho permanecerão fechadas da quinta-feira (02) ao domingo (05). Os atendimentos voltarão ao normal na segunda-feira (06), às 7h.
A unidade de Cruz das Posses segue com atendimento normal, 24 horas, exceto a sala de vacinas, que retorna no dia 06, das 6h30 às 15h.

- UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) E USF “DR. LUIZ ALBANEZ NETO” – O atendimento da UPA a urgências e emergências seguirá normalmente, 24 horas por dia. A UPA está localizada à rua Pedro Carleto Neto, 120 – Jardim Grande Aliança. Telefone: (16) 3947-2290.

A USF “Dr. Luiz Albanez Neto”, no Jardim Helena, estará aberta à população para atendimentos de emergência durante os quatro dias, sendo que no ponto facultativo (03) funcionará das 7h às 22h e na quinta (02), sábado (04) e domingo (05), o local funcionará das 7h às 19h. Esta unidade de saúde funciona como apoio à UPA e fica localizada à Rua Sebastião Damacena, 257.

- ESCOLAS MUNICIPAIS – As aulas serão suspensas na quinta (02) e na sexta-feira (03), seguindo o feriado e o ponto facultativo, sendo retomadas na segunda-feira (06).

- CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS “EURIDES FERRAZ TEIXEIRA” (CEU DAS ARTES) – Estará fechado nos dias 02 e 03 de novembro. No sábado (04), o horário será normal, das 8h às 21h. No domingo (05) e na segunda-feira (06), estará fechado, como de costume, retomando as atividades na terça-feira (07), das 8h às 21h.

- PARQUE ECOLÓGICO E DE LAZER “GUSTAVO SIMIONI” – O atrativo turístico funcionará normalmente de 02 a 05 de novembro, com entrada permitida das 9h às 17h e fechamento às 18h. O parque estará fechado, como habitual, na segunda (06) e na terça (07), retomando as atividades na quarta-feira (08).

- PARQUE DO CRISTO SALVADOR “ANTÔNIO GIMENES FILHO” Funcionará normalmente nos quatro dias de feriado prolongado, de quinta (02) a domingo (05), das 9h às 21h. Lembrando que, na manhã de domingo (05), acontece no Parque a Feira de Artesanato composta por artesãos locais.

- POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS (PIT) – O PIT, localizado no pórtico da cidade, funcionará de quinta (02) a sábado (04), das 9h às 21h. No domingo (05), o funcionamento será das 9h às 19h.

- PARQUE LINEAR E CENTRO OLÍMPICO “MARIA ZEFERINA RODRIGUES BALDAIA” – Da quinta-feira (02) até o domingo (05), abrirá das 6h às 22h. O Parque Linear funciona todos os dias da semana, nesse mesmo horário.

- COMPLEXOS ESPORTIVOS – Com exceção das piscinas, que estão fechadas para manutenção, todas as praças esportivas funcionarão normalmente nos quatro dias do feriado prolongado. Na quinta (02), sábado (04) e domingo (05), o horário de funcionamento será das 8h às 17h. Já na sexta-feira (03), abrirão das 7h às 22h, que é o horário de funcionamento em dias úteis.

- ECOPONTOS – Na sexta-feira (03) e no sábado (04), todos os ecopontos funcionarão normalmente, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na quinta-feira (02) e no domingo (05), funcionarão apenas os ecopontos dos bairros Jardim Campo Belo, Jardim Nova Europa II, Jardim Santa Rosa II, Jardim São José e Jardim Veneto I, no mesmo horário.

Os endereços dos 16 pontos de descarte estão disponíveis no site da prefeitura, na página da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

- COLETA DE LIXO DOMICILIAR E SELETIVA – Na quinta-feira (02), dia do feriado, não será realizada a coleta seletiva e a coleta de lixo domiciliar acontecerá em regime de plantão, ou seja, nas avenidas e no centro da cidade. Na sexta-feira (03), as duas coletas seguem normalmente, sendo que a coleta de lixo domiciliar segue também no sábado (04).

- UBS ANIMAL “ELZA MOSCHINI MARQUES” E CANIL DE ADOÇÃO “DR. JOÃO CALDIN FILHO” Estarão fechados no feriado (02) e no domingo (05). Na sexta-feira (03), ponto facultativo, a UBS Animal funcionará das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. No sábado (04), o atendimento será das 8h às 12h.

Ana Carolina Milani