09 NOV 2023
REDAÇÕES E DESENHOS FEITOS POR ALUNOS HÁ 10 ANOS PARA CÁPSULA DO TEMPO PODEM SER RESGATADOS
Em 21 de setembro de 2013, Dia da Árvore, alunos da rede municipal de ensino e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) escreveram cartas e fizeram desenhos comemorativos que foram armazenados numa “cápsula do tempo” e enterrados na Praça 21 de Abril. O invólucro de fibra vedada, chamado de Árvore do Futuro, foi programado para reabertura após dez anos.

Agora, esses desenhos e redações podem ser resgatados pelos alunos que os fizeram. Eles estão disponíveis para retirada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Jr.”, localizada à rua Sebastião Sampaio, 1.489 – Centro.

Conheça alguns dos trabalhos feitos na galeria de fotos desta matéria.

LINHA DO TEMPO
Além da cápsula enterrada no dia 21 de setembro de 2013, outras importantes ações comemorativas foram feitas na cidade ao longo dos anos no Dia da Árvore. A data foi escolhida para refletirmos sobre o desmatamento e sobre a importância da conservação dos recursos naturais.

Em 2022, também no Dia da Árvore, a Prefeitura de Sertãozinho criou o programa SIM Sem Papel, que instituiu a tramitação digital de processos como forma de impulsionar a organização, otimizar o tempo, economizar recursos e preservar o meio ambiente.

Já em 2023, no primeiro aniversário do SIM Sem Papel, a Prefeitura desenterrou a cápsula após terem transcorrido os dez anos prometidos e recuperou os trabalhos feitos, que estão disponíveis para retirada pelos participantes daquele momento histórico, que na época em que eram crianças e adolescentes.

A PRÓXIMA CÁPSULA DO TEMPO
Uma nova cápsula do tempo está sendo preparada para as futuras gerações. Agora com a era digital e maior preocupação com o meio ambiente e preservação dos recursos, a Prefeitura Municipal armazenará materiais em meios exclusivamente eletrônicos.

Luciana Nascimento
09/11/2023
DESENHOS E REDAÇÕES RETIRADOS DE CÁPSULA DO TEMPO ENTERRADA EM SETEMBRO DE 2013

Confira abaixo fotos de alguns desses trabalhos!