09 NOV 2023
COMUNICADO SOBRE FEBRE MACULOSA
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, informa que ontem, 08 de novembro, recebeu um resultado positivo para febre maculosa de uma pessoa residente no município. O paciente apresentou sintomas no mês de julho e o tratamento teve início imediato, seguindo as recomendações de Vigilância em Saúde. A primeira amostra do exame foi coletada no dia 20 de julho e a segunda, no dia 13 de setembro. O paciente evoluiu muito bem e recebeu alta sem nenhuma complicação clínica.

Diante da informação sobre esse caso positivo, ainda que tardio, a Prefeitura de Sertãozinho já está intensificando as ações de prevenção como roçagem em área de circulação de capivaras e barreira química contra carrapatos, transmissores da doença. Ressalta, ainda, que não há motivo para pânico.

É importante destacar que, assim que o Estado emitiu o alerta sobre casos de febre maculosa na cidade de Campinas, a Prefeitura de Sertãozinho seguiu todos os protocolos para o manejo e controle da doença, como roçagem de vegetação no entorno de córregos e lagoas, instalação de placas de alerta nas áreas de circulação de capivaras, barreiras físicas e químicas.

No início de julho foi feita coleta de amostras de carrapatos que foram testados com resultado negativo para a presença da bactéria Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa. Esse teste acarológico também será refeito nos próximos dias.

Embora já tenha terminado o período de reprodução dos carrapatos-estrela, época em que eles mais se deslocam em busca de sangue para completar seu ciclo, continua sendo importante evitar andar em áreas de circulação de capivaras e animais de grande porte, como cavalos e bovinos, principalmente onde há aviso sobre risco para febre maculosa, pois o carrapato pode estar alojado na vegetação ou no solo.

Apesar de ser uma doença tratável se diagnosticada em seu início, a febre maculosa pode ser facilmente confundida com outras enfermidades. Por isso é importante passar ao profissional de saúde o máximo de informações para que seja feito um diagnóstico correto e precoce.

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Sertãozinho