Neste sábado (11), seis equipes de agentes da Secretaria de Saúde irão realizar em Sertãozinho e Cruz das Posses uma ação para identificar locais com concentração de crianças e adolescentes que não estejam com a carteira de vacinação em dia. Durante a atividade, que vai acontecer das 7h30 às 13h, os funcionários da Prefeitura de Sertãozinho visitarão casas selecionadas por amostragem para realizar o monitoramento rápido de vacinação.
Nesta abordagem, os responsáveis por crianças e adolescentes de até 14 anos responderão a perguntas sobre a atualização das vacinas dos menores. Caso a vacinação não esteja em dia, a Vigilância Epidemiológica fará um mapeamento das possíveis causas da não vacinação.
Ao realizar a identificação de áreas com população não vacinada, a Prefeitura de Sertãozinho poderá elaborar estratégias de reorientação de suas ações para que as vacinas cheguem até essas pessoas. O intuito é chegar a 1.005 entrevistados, uma amostra referente a 3% da população de 0 a 14 anos. Este será o primeiro dia da ação, que será realizada mais vezes.
O monitoramento rápido de vacinação é uma metodologia proposta pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) que permite identificar bolsões de populações não vacinadas após a realização de ações de vacinação.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS