29 NOV 2023
SERTÃOZINHO FOI PALCO DE EVENTOS DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

De 18 a 27 de novembro, Sertãozinho celebrou a cultura afro-brasileira na Semana da Consciência Negra, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Entre as ações da semana comemorativa, aconteceram show das bandas Axioma, Curte Aê, Lamento do Interior, Conexão AVD, Dj Mano Jey, Joazin MC e grupo de samba da Associação Cultural e Social Orgulho da Cor.

O destaque vai para a ação do último sábado (25), quando a Praça 21 de Abril foi palco de diversas manifestações artístico-culturais da negritude sertanezina, como hip hop, capoeira com o grupo Cativeiro, samba de roda e intervenção ao vivo de graffiti com o grafiteiro Mano Le.

O Prefeito Dr. Wilsinho esteve presente, acompanhado do secretário de Cultura e Turismo, Josias Nascimento, e da secretária de Educação, Luciana Ambrosio, para entregar, junto aos membros do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Tião Macedo e Dguettos Black, o Prêmio Aprígio de Araújo 2023 a pessoas negras que se destacaram na cidade. Receberam homenagem a professora municipal, Adriana Pavan; a escritora e professora da rede estadual, Benedita Delmino; e o atleta, Silvarte Aparecido Oliveira.

CONSCIÊNCIA NEGRA

Comemorada em todo o Brasil no dia 20 de novembro, a data foi escolhida para promover a consciência negra, pois marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão, que durou mais de três séculos no Brasil e estruturou a organização da sociedade e instituições brasileiras.

Os descendentes de escravizados sofreram e ainda sofrem vários tipos de preconceito. Por isso devemos refletir sobre a posição dos negros na sociedade atual e valorizar as tradições e cultura africanas e afro-brasileiras.

Desde a promulgação da Constituição de 1988, cem anos após a abolição da escravatura, racismo é considerado crime inafiançável e imprescritível.

Luciana Nascimento

29/11/2023