11 DEZ 2023
SERTÃOZINHO É UMA DAS DEZ MELHORES CIDADES DO BRASIL PARA SE FAZER NEGÓCIOS NA INDÚSTRIA
O município de Sertãozinho é a 10ª melhor cidade do Brasil para se fazer negócios no setor industrial. O resultado foi divulgado na semana passada no ranking Melhores Cidades para fazer Negócios, feito pela consultoria Urban Systems a pedido da revista Exame.

O estudo leva em conta os municípios com mais de 100 mil habitantes, com base nos dados do Censo de 2022, englobando um total de 319 cidades de todo o Brasil. Embora um terço de cidades paulistas entre todas do país bem colocadas no quesito indústria, Sertãozinho é o único município do estado de São Paulo que está entre as dez melhores da categoria.

Baseado em cálculos do Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que avalia dados populacionais, de fluxo de comércio, de infraestrutura e urbanidade, o estudo tem o objetivo de apontar as cidades com as condições mais adequadas para as empresas e servir de parâmetro para a qualificação de determinados mercados.

A pesquisa é dividida em sete segmentos econômicos: Agronegócio, comércio, educação, indústria, serviços, mercado imobiliário e saúde, esta última categoria incluída em 2023. Na categoria Indústria, são analisados 10 indicadores: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimentos industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.

Luciana Nascimento