A Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Saúde, recebeu o Projeto Migrar, uma iniciativa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Ribeirão Preto, que tem como objetivo disseminar conhecimento sobre saúde e práticas que melhorem a qualidade de vida da sociedade. As atividades acontecerão entre os dias 13 e 28 de janeiro, atendendo 64 famílias em maior situação de vulnerabilidade social já selecionadas na região do bairro Santa Rosa.
Visitas domiciliares, realização de exames (parasitológicos, uroanálise e hemograma completo), campanhas de promoção de saúde e bem-estar e atividades de entretenimento serão as ações promovidas pela parceria gratuitamente para toda a população.
Dentro dessas ações, a campanha abordará temas como uso correto e racional de medicamento, descarte apropriado, prevenção e tratamento de doenças e combate às drogas, esclarecimento sobre gravidez e sexo seguro, e conscientização sobre vacinação. Temas multiprofissionais também estarão no cronograma do projeto, como promoção da saúde bucal, incentivo a uma alimentação mais saudável e acessível, ao esporte e às atividades físicas, e cuidados em relação à saúde corporal e mental-emocional.
ATIVIDADES ABERTAS AO PÚBLICO
Além das ações com famílias selecionadas, o Projeto Migrar também realizará atividades abertas ao público no CEU das Artes. Confira a programação:
20/01 – CineMigrar, das 16h às 18h
21/01 - Campanha "Você Mais Saudável", das 13h às 17h
27/01 - Campanha "Tudo é Ciência", das 13h às 16h
27/01 – CineMigrar, das 16h às 18h
O CEU das Artes fica localizado à rua Pedro Montenegro, 340.
PROJETO MIGRAR
O Projeto Migrar nasceu de uma iniciativa dos alunos do curso de farmácia-bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP - USP) e visa uma maior aproximação do aprendizado do curso com a população, principalmente àquela carente de recursos e de informação.
A equipe é composta por alunos do curso de Farmácia da USP de Ribeirão Preto (FCFRP), incluindo os diretores do projeto. A equipe também dispõe de um grupo multiprofissional formado por alunos de outras faculdades da USP de Ribeirão Preto (Nutrição, Educação Física, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem e Terapia Ocupacional). Durante toda a expedição, professores, incluindo farmacêuticos, acompanharão o grupo nas atividades.
Departamento de Comunicação PMS