22 MAR 2024
MUSEU DA CIDADE ABRE NESTE SÁBADO, 23, EXPOSIÇÃO “OJIRE”, COM TAMBORES DE MESTRE LUMUMBA
Evento de abertura contará com roda de conversa e oficina de toque de tambor no período da tarde e lançamento da exposição no Museu, às 19h
Na língua africana iorubá, originária da Nigéria, há uma saudação que significa boa sorte: “Ojire”. A palavra, muito usada pelo Mestre Lumumba, dá o nome à exposição em homenagem a esse mestre fazedor de tambores que se inicia neste sábado, dia 23 de março, no Museu da Cidade, em Sertãozinho.

Com várias fotografias da figura do Mestre Lumumba, a mostra conta com quadros de artistas locais feitos em homenagem ao artista, assim como os primeiros tambores construídos com bambu e pele pelo próprio Lumumba, na cidade de Sertãozinho.

O evento de lançamento da exposição contará com atividades durante a tarde, realizadas na sede da Associação Cabeça Di Nego: às 15h, a roda de conversa “A influência do tambor na construção da sociedade”, com Mestre Quintino, Luís Honório e Ya Nadya Sant’Anna do Ilê Omo Aiyê; e às 16h será realizada oficina de toque de tambor, ministrada pelo Mestre Quintino.

Já às 19h, no Museu da Cidade, acontecerá cerimônia de abertura da Exposição “Ojire”, que estará em cartaz até o dia 25 de abril, com entrada gratuita. A exposição conta com o apoio da Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A realização é da Associação Cabeça Di Nego, com recursos da Lei Paulo Gustavo, advindos do Governo Federal.

O Museu da Cidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e fica à Rua Expedicionário Lellis, nº 1.500 – Centro de Sertãozinho. A Associação Cabeça Di Nego está localizada à Rua José Americo Baratela, nº 521 - Conjunto Habitacional José Garcia da Costa.

MESTRE LUMUMBA
Benedito Luiz Amauro, filho de Ogum, conhecido mais tarde como Mestre Lumumba – em homenagem ao libertador do Zaire, Patrício Lumumba – foi um Onilu (instrumentista fazedor de tambores), percussionista, poeta e compositor que viveu em Sertãozinho. Fez sua passagem para o Orum (plano superior) no dia 08 de abril de 2023 e deixou um rico legado sobre a cultura e a tradição ancestral africana que vêm desde as diásporas para o Brasil até os tempos atuais.

EXPOSIÇÃO “OJIRE”
Em cartaz até 25 de abril
Museu da Cidade | Rua Expedicionário Lellis, nº 1.500 – Centro
Das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira

Abertura: 23 de março
Associação Cabeça Di Nego
15h: Roda de conversa “A influência do tambor na construção da sociedade”, com Mestre Quintino, Luís Honório e Ya Nadya Sant’Anna do Ilê Omo Aiyê.
16h: Oficina de toque de tambor, com Mestre Quintino.
Museu da Cidade
19h: Abertura da exposição “Ojire”.