27 MAR 2024
PROJETO DOUTOR PALHAÇO ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS
A Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em colaboração com o Instituto Expresso Viver, abre inscrições para o curso de capacitação do projeto “Doutor Palhaço” para a formação de voluntários, que levarão alegria em hospitais, com música, canto, dança, truques de mágica, recitação de poesia e charadas.

O curso acontece de 25 a 28 de abril, com aulas das 19h às 22h nos dois primeiros dias e ao longo do dia todo nas aulas do final de semana. Para poder se tornar um voluntário é obrigatória a participação em todas as aulas.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h na Sede do Expresso Viver: Avenida Antônio Paschoal, 1.416 – Centro.  Como parte do processo seletivo, os candidatos passarão por avaliação com profissionais do Instituto, além de psicóloga e assistente social.

Para participar é necessário ser maior de 18 anos e estar com todas as vacinas em dia. Portanto devem levar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de endereço.

A CAPACITAÇÃO
O curso de capacitação é uma parceria entre a Prefeitura de Sertãozinho, firmada entre a Secretaria de Cultura e Turismo e o Instituto Expresso Viver por meio do termo de colaboração nº 160/2023 – Processo nº 7223/2023, com vigência de 02/01/2024 a 31/12/2024.

As aulas abordam temas como empatia, conexão, voluntariado e resgate de um olhar mais humano. Os participantes também aprenderão jogos, improviso, maquiagem, figurino, história do palhaço e iniciação à palhaçaria, além de biossegurança, para exercerem de forma segura as atividades nos hospitais.

DOUTORES PALHAÇOS
Estar internado em um hospital pode ser algo solitário e doloroso. Por isso é tão importante promover momentos de riso e bem-estar aos pacientes. Os Doutores da Alegria levam diversão, conversa, escuta e amor através da arte da palhaçaria. Além de pacientes internados, os voluntários visitam também pacientes durante a hemodiálise e pessoas em asilos, orfanatos, escolas, entre outras ações.

Luciana Nascimento