24 ABR 2024
PREFEITURA REALIZA EVENTO EM CELEBRAÇÃO AO DIA NACIONAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Hoje, dia 24 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A data marca o dia em que a Libras foi regulamentada como forma de comunicação e expressão utilizado pela comunidade surda no Brasil através da Lei nº 10.436.

É com esse objetivo de disseminar essa língua e, assim, promover uma maior inclusão da comunidade surda de Sertãozinho, que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania vai realizar na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, uma aula aberta do curso de Libras oferecido à população pela pasta. O encontro acontecerá no Centro de Convivência do Idoso (CCI), das 17h30 às 19h.

Na ocasião, após a abertura oficial, haverá o batismo em Libras das autoridades presentes. Trata-se de uma cerimônia em que uma pessoa surda dá a alguém um sinal exclusivo que representa a identificação que cada indivíduo tem na comunidade surda. Em seguida, será realizada a aula aberta sobre a legislação do “Dia nacional da LIBRAS”.

Para finalizar, os alunos do curso apresentarão uma música em Libras e haverá, logo depois, apresentação de jogos com acessibilidade em Libras elaborados pelos alunos do curso.

A atividade é gratuita e aberta a toda a população. Participe e conheça mais sobre a comunidade surda! O CCI está localizado à Rua Washington Luiz, nº 603 – Alto da Semar.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Uma língua que permite a comunicação por gestos e expressões faciais e corporais, a Libras é uma importante ferramenta de inclusão das pessoas surdas ou com deficiência auditiva significativa, mas elas dependem da difusão desse conhecimento para que a sua comunicação seja eficaz.

Embora a lei que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão tenha sido sancionada em 2002, ela foi regulamentada somente em dezembro de 2005, com o Decreto 5.626 – que incluiu a Libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores, pedagogos e fonoaudiólogos.

DIREITOS
Pessoas surdas têm direitos linguísticos assegurados tanto por leis nacionais, quanto pela Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento prevê, entre outras coisas, a “facilitação do aprendizado da língua de sinais e promoção da identidade linguística da comunidade surda”.

Sertãozinho conta com o Departamento de Atenção à Pessoa com Deficiência, mantido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania para promover acolhimento, inclusão e garantia de direitos dos cidadãos deficientes. Fica à Auad Sader, nº 160 – Jardim Liberdade e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone / WhatsApp (16) 3945-3610.

Luciana Nascimento