A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, através do CREAS e do CRAS 4, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, realizou uma ação de conscientização e enfrentamento à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A atividade foi desenvolvida para os alunos do 6º ano da EE Dr. Isaías José Ferreira no Centro Comunitário de Cruz das Posses.
Em consonância com a Lei nº 9.970/2000, que institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e com a Lei n° 14.432/2022, que institui a Campanha Maio Laranja, o objetivo da ação foi divulgar para a população infantojuvenil, meios de proteção e canais de denúncia.
CAMPANHA MAIO LARANJA
A proteção da criança e do adolescente deve ser realizada durante todo o ano, mas o mês de maio foi escolhido devido a um crime bárbaro, que tirou a vida da menina Araceli, em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo. Os culpados por esse crime ficaram impunes, mas a vida e a morte de Araceli hoje são pano de fundo para a luta em defesa das crianças e dos adolescentes em todo o território nacional. Para mais informações acesse o site oficial da campanha:
https://maiolaranja.org.br/
Em caso de suspeita ou confirmação de violência sexual contra crianças e adolescentes, denuncie! Disque 100.
O CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, equipamento público municipal, que conta com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e terapeuta ocupacional, realiza o acompanhamento das crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência sexual. Está localizado à Avenida José Antônio Angelotti, 159 - Conjunto Habitacional Antônio Costa Patrão.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS