A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Educação, está participando do programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado de SP, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal. Esta colaboração entre Municípios, Estados e União tem como propósito o direito à alfabetização.
Para atingir o objetivo de garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental até 2026, as ações também são focadas na qualificação e formação dos profissionais da educação, propondo reflexões sobre ser docente alfabetizador nas abordagens e direcionamentos das práticas pedagógicas, contribuindo assim, para o desenvolvimento integral do estudante, promovendo a fluência na leitura e autonomia na escrita.
A formação dos docentes terá uma carga horária de 42 horas presenciais e 60 horas remotas, através da plataforma AVA-EFAPE, sendo os encontros presenciais organizados em 7 módulos:
- Ser docente alfabetizador: entre o ensinar, o aprender e o avaliar;
- Diagnóstico: avaliação a serviço do planejamento;
- Agrupamento produtivo e modalidades organizativas da rotina;
- A criança como leitora: estratégias e práticas de leitura;
- Gêneros textuais: recursos potentes nas práticas de leitura e escrita na alfabetização;
- O desenvolvimento da fluência;
- Evidências de boas práticas.
Sertãozinho já concluiu os dois primeiros módulos de formação, com a supervisão da articuladora municipal Camila Cristina Gonçalves Veronezi.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS