A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Educação, está participando do Programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado de SP, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal. Esta colaboração entre Municípios, Estados e União tem como propósito o direito à alfabetização.
As profissionais da educação de Sertãozinho passam constantemente por cursos de formação e aperfeiçoamento nas práticas de ensino, com o objetivo de modernizar e qualificar cada vez mais o corpo docente e administrativo das escolas.
Na última segunda-feira, dia 27 de maio, os professores participaram de mais uma palestra, sobre “Consciência Fonológica”, com a fonoaudióloga do Centro de Recursos e Apoio Pedagógico – CRAP, Fabiana Bernardes Rangel Barboza, realizada no anfiteatro da EMEF Prof.ª Elvira Arruda de Souza.
Com a temática “Trajetória Histórica: Alfabetização e Letramento, que nos esclarece o porquê do nosso fracasso nos ciclos da Alfabetização”, a palestra abordou os dados do Programa Internacional da Avaliação de Alunos (PISA) que, de 2001 a 2023, apontam o Brasil nos últimos lugares quando se trata de leitura, escrita, matemática e interpretação textual. Há publicações científicas importantes nacionais e internacionais que validam a consciência fonológica como um dos principais pilares para a alfabetização.
A rede de ensino de Sertãozinho, apoiada pelos governos federal e estadual, iniciará um ciclo de formação para que os professores utilizem este valioso recurso para os alunos das escolas municipais.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS