Já é amanhã, dia 14 de junho, que Sertãozinho terá cinema ao ar livre, pipoca e diversão – com sustentabilidade, ciências e tecnologia. Gratuita, a sessão do CineSolarzinho, com curtas-metragens infantojuvenis – um deles produzido por alunos da rede municipal de ensino – será realizada às 19h, na Praça “José Ferraz de Toledo”, localizada na rua Humberto Ortolan, no bairro Alto do Ginásio.
Em caso de chuva, a atração será transferida para o Centro do Trabalhador “Silvério Selli”, na rua Antônio Cantanante, 112, também no Alto do Ginásio.
Trazido a Sertãozinho com o apoio da Prefeitura, o CineSolarzinho é montado em um furgão que também funciona como estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Adaptado com placas fotovoltaicas no teto, o veículo carrega a estrutura do cinema – cadeiras, banquetas, som, projetor e tela – e o sistema de conversão e armazenamento de energia. Além da sessão de cinema, as crianças aprendem brincando como a luz do sol se transforma em energia elétrica!
AUDIOVISUAL E SUSTENTABILIDADE
O CineSolarzinho realiza também a Oficinema Solar, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade para crianças e adolescentes. Em Sertãozinho, a atividade foi realizada com alunos da EMEF “Prof. Antônio Cristino Cabral”, que aprenderam elementos básicos da linguagem audiovisual, como fotografia, enquadramento e roteiro.
O resultado é um curta-metragem, editado pela equipe do CineSolar, que terá sua estreia na sessão de cinema desta sexta-feira. Posteriormente, o vídeo estará disponível também no canal CineSolar Brasil, no YouTube.
A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, de Educação e de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.
CineSolarzinho
Com pipoca e visita ao furgão do CineSolar
14 de junho
19h: Curtas-metragens ‘Nós e o meio ambiente’
20h: Curtas-metragens ‘Diversidade e Cooperação’
Praça “José Ferraz de Toledo”: Rua Humberto Ortolan – Alto do Ginásio
Em caso de chuva será transferido para: Centro do Trabalhador “Silvério Selli” – rua Antônio Cantanante, 112 – Alto do Ginásio
Atividade gratuita!
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS