Amanhã, dia 15, é celebrado o Dia Mundial do Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, e o mês foi escolhido para a campanha de conscientização sobre este tema: o Junho Violeta. Para valorizar os idosos que participam dos equipamentos sociais de Sertãozinho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, realizou na quarta-feira, 12 de junho, um passeio com café da manhã no Parque do Cristo Salvador.
A ação contou com organização do Centro de Convivência do Idoso (CCI), em parceria com os 5 CRAS de Sertãozinho e Cruz das Posses e com apoio do CREAS e do Conselho Municipal do Idoso (CMI), e reuniu cerca de 300 idosos.
Os participantes tiveram aulas de alongamento, promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), por meio de convênio com a Associação Esporte Lazer e Cultura de Sertãozinho (AELC); e de Zumba e Passinhos Flashback, organizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo. Após um delicioso café da manhã, a diretora do CCI, Lara Ferreira, falou sobre o Junho Violeta para conscientizar as pessoas idosas sobre as formas de violência que podem sofrer e encorajá-las a denunciar.
Houve apresentações dos idosos dos grupos de musicalização dos equipamentos sociais, também em parceria com a SMEL e AELC. Em seguida, dona Márcia e o senhor Dorival, que são atendidos pelo CCI, deram um show dançando bolero; e as idosas do CRAS 1 fizeram uma apresentação de Carimbó, uma dança afro-indígena originária da região amazônica.
O senhor Deusdete, que frequenta o CCI, prosseguiu com a declamação de um poema de sua autoria, por ocasião do dia dos namorados. Por fim os quatro aniversariantes do dia receberam os parabéns, além de um casal que comemorava aniversário de casamento. Então todos subiram ao mirante do Cristo para vislumbrar a vista panorâmica da cidade.
Além da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar, Symone Pires, estiveram presentes os secretários de: Governo, Walter Celline; Cultura e Turismo, Pâmela Marchi; Direitos Humanos e Cidadania, Sueli Fedosse; além do secretário-adjunto desta última pasta, Felipe Guiraldelli, diretores de departamentos e funcionários dos equipamentos sociais de Sertãozinho e Cruz das Posses.
COMO DENUNCIAR?
O Disque 100 é o principal canal de comunicação. Denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp do Governo Federal: (61) 99656-5008, ou acionando a GCM pelos números 153 ou 199.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS