A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, junto ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizará amanhã, 18 de junho, das 9h às 12h, a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Pública. O evento será realizado na Câmara Municipal “Vereador Jamil M. Abdala”, que fica na Av. Egisto Sicchieri, 1.289 – Jardim Diamante.
Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, o intuito é promover um espaço aberto para a construção de propostas que fortaleçam programas já realizados pelo SUS e fazer um plano de ação para implementar a Política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no Estado e no País.
O Sistema Único de Saúde (SUS) engloba mais de 4 milhões de trabalhadoras e trabalhadores da saúde com profissões de nível médio, técnico e superior. Devido a isso, proporcionar uma educação permanente dessas equipes e rever processos de formação dos profissionais são medidas fundamentais para aprimorar o trabalho e o cuidado que eles têm com os usuários do SUS.
Na conferência, a partir de levantamento de sugestões realizado pelo CMS, serão elaborar propostas que, por sua vez, farão parte da construção de diretrizes de âmbitos estadual e nacional com base em três eixos temáticos:
- Eixo 1: Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
- Eixo 2: Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
- Eixo 3: Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
A participação de todos é muito importante. Juntos, população e poder público poderão reconhecer o valor das pessoas que fazem o SUS acontecer e melhorar progressivamente o serviço prestado.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS