Iniciada neste mês, a estiagem é marcada pela presença de longos períodos de seca, com a diminuição da umidade relativa do ar para níveis extremos e que aumentam significativamente os riscos de incêndios em áreas urbanas e, principalmente, rurais. A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Sertãozinho, através da Defesa Civil, alerta sobre esse perigo.
Grande parte dos incêndios são causados por ação do homem, ou seja, uma simples bituca de cigarro acesa jogada às margens das rodovias pode iniciar um verdadeiro problema. Para evitá-los, medidas importantes devem ser tomadas para garantir a segurança de todos, como:
• Não acenda fogueiras;
• Evite qualquer tipo de queimada;
• Mantenha em dia a limpeza de terrenos baldios, com materiais de sucata e/ou reciclagem, aceiros em chácaras e sítios e roçagem;
• Não ateie fogo para limpeza de terrenos, lixos ou restos de podas de árvores;
• Descarte cigarros e fósforos apenas em locais apropriados;
Apesar de não ser uma prática em nossa cidade, não solte balões, pois podem causar grandes incêndios e danos a toda população, além de ser crime ambiental. A legislação brasileira proíbe a fabricação, venda, transporte e a soltura de balões, com pena para esse crime de detenção de 1 a 3 anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98.
Qualquer objeto ou situação que provoque faísca ou brasa podem causar um incêndio de grandes proporções. Em caso de linhas de transmissão ou distribuição, cidades inteiras podem ficar sem energia e, devido à interligação do sistema elétrico, regiões inteiras podem ser afetadas.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS