Sertãozinho recebeu na última sexta-feira, dia 14 de junho, a 4ª edição do CineSolarzinho com a exibição de diversos curtas-metragens voltados ao público infantil, divido em duas sessões. Mais de 200 pessoas compareceram à praça “José Ferraz de Toledo”, no Alto do Ginásio, para o cinema ao ar livre, com muita diversão e pipoca.
Apesar dos 11 filmes na grade dessa edição, o destaque ficou com os alunos do 8º ano da EMEF “Prof. Antônio Cristino Cabral”, que roteirizaram, atuaram e editaram um curta-metragem, realizado pela programação “Oficinema Solar”, que une arte, tecnologia e sustentabilidade.
Durante essa programação, os alunos tiveram a oportunidade de montar seus roteiros criando histórias sobre a importância da sustentabilidade para a sociedade. Fizeram recortes, colagens, desenhos, leitura e escrita do roteiro e depois gravaram uma animação utilizando o aplicativo Stop Motion com os tablets da escola.
O vídeo produzido pelos estudantes da rede municipal de ensino já está disponível no canal CineSolar Brasil, no YouTube e pode ser acessado pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=jzXKy9_UJ98.
A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio das secretarias de Educação, de Meio Ambiente e Agricultura, de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS