Hoje, dia 24 de julho, é dia de São João, santo mais festejado nas tradicionais quermesses do mês de junho. E já que o assunto é festa junina, que tal se atentar para essas dicas da Prefeitura de Sertãozinho e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura para fazer um arraiá sustentável?
Após preparar deliciosos quitutes fritos, como pasteis e churros, lembre-se de destinar o óleo de cozinha usado para os ecopontos participantes do Programa Óleo no Ponto. Reciclar o óleo usado evita a contaminação do solo e da água, contribuindo para um planeta mais limpo e saudável e sua doação será revertida em alimento para compor o Banco Municipal de Ração.
Você também pode levar os materiais que forem recicláveis aos ecopontos do município ou destinar à coleta seletiva que acontece semanalmente. Aliás, dê preferência a decorações que sejam reutilizáveis, em vez de descartáveis, como bandeirinhas e toalhas de tecido, em vez de papel ou TNT. Você pode também reutilizar revistas e jornais para a decoração.
Use a criatividade nas brincadeiras: no jogo de argola ou de boliche, você pode usar garrafas pet com areia ou bolinhas de gude dentro delas para fazer os pinos. Já na pescaria use areia para não desperdiçar água, ou então, em vez de peixes, coloque latas de refrigerante e garrafinhas pet para as crianças “pescarem”, como se retirassem detritos de rios.
Lembrem-se de que balões, somente decorativos, e iluminados com lâmpadas, viu? De preferências, as de LED, que são mais ecológicas. Desde 1998, soltar balões com fogo é considerado crime ambiental. O artigo 42 da Lei Federal nº 9.605 diz que é crime com pena de um a três anos de detenção e/ou multa para quem “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano”.
Além disso, nesta época do ano, devido à estiagem, a vegetação seca é mais propensa a incêndios e os ventos mais intensos do inverno espalham com maior rapidez as chamas. Por isso, cuidado também com fogos de artifício, lembrando que os que produzem estampido são proibidos em todo o estado.
Luciana Nascimento
Departamento de Comunicação PMS