A Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Obras, Conservação e Serviços Públicos, concluiu a reforma e revitalização da “Praça dos Expedicionários”. A inauguração aconteceu no dia 18 de setembro, marcando a entrega de um espaço renovado.
A praça recebeu melhorias significativas, incluindo a reforma do piso e dos bancos, instalação de novas lixeiras, pórticos decorativos, base para mastros de bandeiras e adequações para garantir acessibilidade. Também foram realizadas melhorias nas instalações elétricas e na iluminação, além de um novo paisagismo que trouxe mais beleza ao local.
O investimento municipal foi de R$ 359 mil, e a obra, que tinha previsão de entrega para novembro, foi concluída antecipadamente.
HISTÓRIA DA DENOMINAÇÃO DA PRAÇA
A "Praça dos Expedicionários" foi oficialmente nomeada em 15 de agosto de 1973, pelo Decreto nº 347, durante a gestão do então prefeito Pedro Pinoti. O nome é uma homenagem aos Expedicionários brasileiros, incluindo os sertanezinos, que lutaram pela liberdade e democracia na Segunda Guerra Mundial. A praça simboliza a gratidão de Sertãozinho por esses heróis que defenderam a pátria e a paz mundial.
Onze homens sertanezinos compuseram a Força Expedicionária Brasileira. São eles:
José Siena – nascido em 16 de novembro de 1919;
Oswaldo Lellis – nascido em 12 de fevereiro de 1920 (morreu em batalha);
Luciano Massaroto – nascido em 13 de abril de 1920;
Francisco Postigo – nascido em 8 de julho de 1920;
João Francisco da Silva – nascido em 24 de julho de 1920;
Casemiro Rissato – nascido em 12 de agosto de 1920;
Leodino Gomes da Rocha – nascido em 21 de abril de 1921;
Manoel Gonçalves – nascido em 23 de agosto de 1921;
Augusto Ferreira – nascido em 2 de setembro de 1921;
Eduardo Rodrigues Santinho – nascido em 8 de janeiro de 1922;
José Vivanco Solano – nascido em 18 de agosto de 1923 (morreu em batalha);
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS