A partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro, o sistema Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) passará por uma grande reformulação. Com isso, não será possível que a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, realize inclusões e/ou atualizações até o dia 16 de março.
A atualização do Sistema tem o objetivo de integrá-lo a outras bases de dados do Governo Federal, garantindo maior agilidade, segurança e eficiência para programas sociais, órgãos gestores e cidadãos, evitando também fraudes cibernéticas.
Assim, boa parte das informações virá da base de dados nacional e o operador não precisará mais preencher todo o cadastro. A simplificação do preenchimento cadastral será uma facilidade também para quem vai se cadastrar: pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não dispõem de tempo ou recursos financeiros para ir até o CRAS para prestar informações.
O que é o Cadastro Único?
De responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o CadÚnico é o sistema pelo qual as famílias de baixa renda são incluídas em mais de 40 programas sociais federais, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica. Além disso, ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Sertãozinho