Conforme o Decreto Municipal nº 8452, de 21 de abril de 2025, a ser publicado amanhã no Diário Oficial do Município, o prefeito Zezinho Gimenez decretou luto oficial de três dias em Sertãozinho, devido ao falecimento do Papa Francisco, na madrugada de hoje.
Natural da Argentina, Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do Santo Padre, fez história não só por sua atuação contemporânea e diferenciada à frente da Igreja Católica, mas também por ser o primeiro pontífice sul-americano e não europeu a ocupar o cargo em mais de 1200 anos.
Ao longo de sua vida pública, o Papa Francisco se destacou por sua humildade, visibilidade internacional como papa, preocupação com os pobres e compromisso com o diálogo inter-religioso.
Durante seu papado, sustentou que a Igreja deveria ser mais aberta e acolhedora, sendo o primeiro papa a manifestar publicamente suas preocupações com questões relacionadas à diversidade e às mudanças climáticas, por exemplo.
Além de reconhecer a liderança religiosa do Papa Francisco, respeitada em todo o mundo, o Decreto também visa acolher de forma fraterna dois religiosos sertanezinos que, neste momento, vivenciam a dor do falecimento do Santo Padre: o arcebispo Dom Ilson Montanari, que atua na Diocese de Roma como secretário do Colégio dos Cardeais, secretário do Dicastério para os Bispos e vice-camerlengo da Santa Igreja Romana; e o padre Alexandre Canella Sanches, que estuda no Colégio Pio Brasileiro, em Roma.