O Governo Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, publicou no Diário Oficial do Município do último dia 08, o edital com as regras para as inscrições em projetos culturais por meio do Programa de Ações Culturais e Valorização do Artista (Provar), que tem como objetivo o fortalecimento da cultura local.
O edital, publicado em formato de Chamamento Público, segue com as inscrições abertas até o dia 29/05. Neste ano, os projetos serão selecionados e classificados por vertentes culturais, ampliando a participação e a representatividade da classe artística, independentemente do ramo de atuação.
*Serão premiados projetos nas seguintes vertentes culturais:*
- Realização e publicação de obra inédita de história em quadrinhos;
- Publicação de obra literária inédita;
- Fortalecimento da cultura hip-hop, LGBTQIAPN+, das culturas populares e povos tradicionais;
- Apoio a projetos de artesanato, das periferias, para pessoas 60+ e para mulheres na indústria criativa;
- Produção e realização de espetáculo cultural inédito, de espetáculo de dança inédito e de shows musicais;
- Produção e exposição inédita de artes visuais;
- Oficinas de contação de histórias;
- Projetos culturais para as infâncias e juventudes;
- Produção e apresentação de número circense.
Ao todo, serão contemplados 35 projetos, com aporte de R$ 7.000,00 a cada selecionado.
As inscrições acontecerão de forma exclusivamente digital, através do e-mail cultura.planejamento@sertaozinho.sp.gov.br até o dia 29/05, ou seja, não serão realizadas inscrições presenciais. Pela primeira vez, caso o artista prefira, poderá enviar também uma apresentação do projeto por vídeo de até 10 minutos, via e-mail.
Vale destacar que, somente serão considerados para seleção, projetos que apresentem garantia de acessibilidade, seja arquitetônica, comunicacional ou atitudinal.
Neste edital também serão aplicadas políticas de cotas; dessa forma, 20% dos projetos deverão ser de proponentes negros, pretos, pardos ou indígenas; outros 20% de mulheres; 5% para proponentes com deficiência e 5% para transexuais, travestis e transgêneros.
O edital está publicado no Diário Oficial do Município – nº 1309, e os interessados podem acessar por meio do link: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NjQ4ODU0 .