Nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 8h, acontece a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A ação será realizada no Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação “Diva Terezinha Perticarrari”, localizado à rua Voluntário Otto Gomes Martins, 1.013 – Jardim Sumaré, com organização do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e apoio da Prefeitura de Sertãozinho, por meio das secretarias de Assistência Social e Segurança Alimentar e de Direitos Humanos e Cidadania.
Neste ano, o tema central do encontro será: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, tendo como premissas debater e propor políticas públicas que garantam os direitos das pessoas idosas, promovendo equidade, a valorização da diversidade cultural no envelhecimento e a ampliação da participação social e democrática.
Visando ampliar os debates e construir propostas consistentes, a conferência contará com cinco importantes eixos, sendo eles: o financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; o fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e, por fim, a consolidação e o fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política do Estado Brasileiro.
As reflexões terão como facilitadora a palestrante Sônia Maria Bonfanti Gonçalves, que é Assistente Social formada pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e pós-graduada em Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É, também, especialista em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UNB) e em Violência Doméstica pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, em Campinas/SP, atuou como Conselheira Municipal de Direitos Humanos, Coordenadora de CRAS e CREAS, além de Conselheira Tutelar por dois mandatos. Conferencista da Assistência Social há mais de uma década, atualmente desenvolve cursose capacitações continuadas nas áreas do SUAS e Conselhos Municipais, por meio da microempresa SSOMAR CONSULTORIA.
Vale ressaltar que, as propostas elencadas no âmbito municipal serão utilizadas como norteadoras para avaliação e consolidação das políticas públicas em Sertãozinho.
A conferência é aberta ao público.
SERVIÇO
2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Quando: quinta-feira, dia 22/05
Horário: 8h
Local: Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação “Diva Terezinha Perticarrari”, localizado à rua Voluntário Otto Gomes Martins, 1.013 – Jardim Sumaré.