14 ABR 2021
PREFEITURA DE SERTÃOZINHO INICIA MONITORAMENTO POR TELECONSULTA DE PACIENTES COM COVID-19

Procedimento tem por objetivo atender pacientes de forma precoce e evitar agravamento do quadro.

A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda-feira (12) o serviço de telemonitoramento de pacientes com Covid-19. O tema vem sendo tratado com muita atenção e carinho pelo prefeito Dr. Wilsinho, uma vez que além de ter sido vítima do coronavírus, ele também sempre teve a área da Saúde como uma de suas prioridades.

O procedimento, que funciona como uma consulta por telefone, tem o objetivo de avaliar a situação do paciente até o 14º dia da doença. Durante esse contato, o profissional de saúde seguirá um questionário com perguntas específicas para a avaliação do quadro clínico atual da pessoa, que poderá retornar para uma consulta presencial em caso de urgência.

Esse monitoramento é feito com quem testou positivo para a Covid-19 e para aqueles que ainda aguardam resultados de testes. É importante ressaltar que o paciente passa a ser monitorado através dos dados cadastrais informados durante o primeiro contato com o serviço de saúde. O paciente não precisa fazer a ligação. O procedimento será feito pelo médico diariamente durante o período de 14 dias.

A novidade incorporada ao sistema de saúde tem como objetivo evitar a piora de quadros considerados leves e a sobrecarga de leitos de UTI Covid-19. “Diante de um cenário crítico, é importante criar mecanismos para salvar vidas. Atender o paciente de forma precoce pode reduzir as chances de agravamento no quadro clínico e aumentar a chance de recuperação”, afirma o secretário de saúde, Dr. João Ortolan.