Hoje, 25 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Trânsito, uma data para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre as leis de trânsito e sobre a necessidade de termos condutas responsáveis em ruas e estradas para reduzir acidentes e poupar vidas. Assim, o Governo Municipal de Sertãozinho, através das secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e de Educação, vem promovendo campanhas educativas e intensificando ações de fiscalização para lembrar que um trânsito seguro é responsabilidade de todos.
Entre as iniciativas da campanha, está a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino em visitas à Cidade Mirim de Educação para o Trânsito “Dr. Reinaldo dos Santos”. No local, as crianças participam de vivências práticas que estimulam o respeito, a cidadania e a prevenção de acidentes. Uma dessas visitas contou com a participação de estudantes da EMEF “Profª Joanninha Gilberti” nesta quarta-feira, dia 24 de setembro. Durante a atividade, as crianças tiveram uma aula teórica sobre leis de trânsito e em seguida colocaram em prática o que aprenderam, conduzindo bicicletas e minicarros elétricos na pista da escola. Tudo com a orientação dos agentes de trânsito Alexandre Gervásio e José Vanderlei de Almeida.
Participaram também da ação uma equipe de funcionários do Departamento de Mobilidade Urbana, composta por Marister Godinho Lopes, Jorge Ricardo Filipini e José Marcelo Cassaro – que é o responsável pelo núcleo da Cidade Mirim; além de dois representantes do Detran, Amanda Ventrice Dias e Rowilson dos Reis Madeira.
Para o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Coronel Teles, investir na educação para o trânsito é investir em vidas. “Quando ensinamos nossas crianças sobre a importância do respeito às regras, estamos formando cidadãos mais conscientes e garantindo um futuro com mais segurança nas vias”, assegura Teles.
A Cidade Mirim de Educação para o Trânsito está localizada nas dependências do Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”, localizado à Avenida Doutor Romeu Bonini, s/nº. Por enquanto, o local atende exclusivamente alunos da Rede Municipal de Ensino, porém já está sendo estudada a ampliação do atendimento para escolas particulares e visitas da comunidade.