Entre os dias 22 e 24 de setembro, foi realizada a XVI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CEPI-SP), em Águas de Lindóia, que reuniu representantes de mais de 360 municípios paulistas para debater políticas públicas que assegurem um envelhecimento digno, com equidade, participação e garantia de direitos.
Sertãozinho esteve representada por duas delegadas eleitas durante a Conferência Municipal do Idoso: Iara Aparecida Quintanilha, munícipe que utiliza o CRAS 2, representou a sociedade civil, e Rosileide Lopes, que é servidora municipal, representou o poder público.
Durante a 6ª CEPI-SP Iara Quintanilha foi eleita delegada estadual para representar a macrorregião de Ribeirão Preto na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª Conadipi), que acontecerá em Brasília, de 16 a 19 de dezembro. A etapa nacional será organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI) e com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI).
Este é um marco importante para que a voz da população idosa de Sertãozinho seja ouvida em nível estadual e nacional. A conquista reafirma o compromisso do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e do Conselho Municipal do Idoso em fortalecer a participação da pessoa idosa nos espaços de decisão e garantir a defesa de seus direitos. Confira o relatório final da conferência clicando no link Diário Oficial https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=NzE4NzYx