O Governo Municipal de Sertãozinho, por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura, está na fase final da primeira etapa da Gincana Verde 2025. A iniciativa, que mobiliza os mais de 18 mil alunos da rede pública municipal sobre a importância da separação e destinação correta de resíduos recicláveis, fará, no dia 27 de novembro, no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação, o sorteio do prêmio deste ano: um smartwatch e uma visita ao Zoo Sonho de Criança (CETRAS Pitangueiras).
Após meses de trabalho, aprendizado e muita expectativa, três representantes de cada uma das 46 escolas da rede municipal participantes estarão presentes, às 9h do dia 27, quinta-feira, para acompanhar o sorteio do tão esperado relógio inteligente.
Além de reforçar o papel da educação ambiental, a gincana busca estreitar os laços entre alunos, pais e escola. O engajamento das crianças e de suas famílias, de agosto a novembro, representa um marco para o município, no que diz respeito a conscientização ambiental em relação ao lixo produzido. Números indicam uma redução de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas de resíduos orgânicos; economia estimada em cerca de meio milhão de reais com destinação a aterros sanitários; e mais de R$ 1,5 milhão em economias gerais relacionadas à retirada e destinação dos materiais coletados.
Para o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Gomes, o potencial da Gincana Verde é grande, e a proposta é mantê-la de forma contínua pelo Governo Municipal. “Nós temos grandes expectativas em relação ao apoio das famílias e sabemos que os alunos estão participativos. Diariamente estão entregando nos ecopontos os sacos e conseguindo os cupons para o sorteio, que terá continuidade, já que uma nova urna será entregue ao representante de cada uma das escolas para dar continuidade ao projeto, que terá seu próximo sorteio em junho de 2026”, afirmou.
Ainda há tempo para participar: os alunos devem solicitar nas escolas ou nos próprios ecopontos os sacos azuis e marrons — para materiais recicláveis e orgânicos, respectivamente — e descartar corretamente os resíduos nos ecopontos da cidade. Cada saco cheio entregue vale um cupom para concorrer ao smartwatch e ao passeio ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) de Pitangueiras. Os cupons são depositados em urnas nas próprias escolas e, ao final da campanha, reunidos para o grande sorteio.
Mais do que o prêmio físico, a iniciativa premia através do aprendizado e da conscientização dos alunos. Por meio das crianças — e dos familiares — a gincana contribui para a construção de uma cidade mais limpa, responsável e comprometida com o cuidado ambiental.