O Governo Municipal de Sertãozinho, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realiza neste sábado, dia 29, uma ampla ação de Testagem de HIV e Sífilis, por meio da tradicional campanha “Fique Sabendo”. A ação será realizada na Praça 21 de Abril, das 8h às 12h, com testes rápidos, atualização do esquema vacinal de crianças, jovens e adultos, além de um trabalho de conscientização sobre a doação de sangue.
A equipe do Centro de Referência em Infectologia “Dr. João Batista Ortolan”, da Secretaria Municipal de Saúde, oferecerá testagens gratuitas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C. O atendimento é aberto a toda população, com foco especial nos grupos mais vulneráveis: jovens, homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas e profissionais do sexo. Para realizar os exames basta comparecer ao local munido de documento com foto. Menores de 15 anos devem estar acompanhados por um responsável.
“A detecção precoce dessas infecções é essencial para garantir o início imediato do tratamento, reduzir riscos de transmissão e facilitar o acompanhamento nos serviços de saúde. A campanha reforça também a importância das ações preventivas e da repetição periódica dos testes para pessoas com maior exposição”, destaca Fábia Junqueira de Tolvo, gestora da Unidade de Vigilância em Saúde do município.
Além das testagens, haverá atualização vacinal de acordo com as faixas etárias previstas pelo Ministério da Saúde. Serão disponibilizadas todas as 18 vacinas do calendário, incluindo os imunizantes contra dengue, covid, coqueluche e a Tríplice Viral. A população deve levar a carteirinha de vacinação, além do documento com foto.
De acordo com Tatiane Ruffini Marolla Paiva, responsável pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, a adesão às vacinas, como, por exemplo, a da dengue, ainda está abaixo do esperado. “Apenas 37,08% do público-alvo recebeu a primeira dose da vacina contra a dengue, e menos de 20% completou o esquema vacinal com a segunda dose”, ressalta. O Ministério da Saúde emitiu, em março deste ano, uma Nota Técnica que alertou para o risco de reintrodução do sarampo no país, o que reforça a importância da vacina Tríplice Viral.
Durante a ação, o Banco de Sangue de Sertãozinho também estará presente sensibilizando o público para a doação. Tradicionalmente, os estoques de sangue diminuem de forma significativa no mês de dezembro, o que coloca em risco pacientes que dependem de transfusões.
Atendimento no Centro de Referência em Infectologia segue rotina normal - O Centro de Referência em Infectologia (CRI) “Dr. João Batista Ortolan”, realiza testagens para ISTs de forma contínua, sempre com atendimento acolhedor e sigiloso. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e está com reforço especial até o dia 1º de dezembro, data que marca o “Dia D de Combate à Aids”. Para a realização dos exames, é necessário apresentar apenas um documento com foto.
O CRI está localizado na Avenida Hideo Takada, s/nº, ao lado da UBS “José Pereira de Carvalho”, no Conjunto Habitacional “Antônio Pedro Ortolan” (Cohab 3).









