Longa-metragem será exibido nesta quinta-feira, 04, em três sessões gratuitas no Teatro Municipal “Profª. Olympia Faria de Aguiar Adami”
Dos canaviais para o lugar mais alto do pódio e, agora, para as telas de cinema. Maria Zeferina Baldaia ganha uma cinebiografia que conta os detalhes de uma trajetória de vida sofrida até a redenção das vitórias que a levaram a se consolidar como uma das maiores atletas brasileiras da história.
O documentário longa-metragem “Zeferina - Maria Brasileira”, de produção da Grattitude Films, tem pré-estreia marcada para quinta-feira, 04/12, com três sessões gratuitas no Teatro Municipal de Sertãozinho: 11h; 15h e 19h30.
Todas as três janelas de exibição são abertas ao público em geral, com entrada franca. A Secretaria Municipal de Cultura de Sertãozinho orienta para que os ingressos sejam retirados no próprio Teatro Municipal com até uma hora de antecedência à sessão.
“Eu fico muito feliz e honrada em poder trazer para a minha terra e para a minha gente, a primeira exibição oficial do filme. É uma alegria imensa ter o privilégio de compartilhar com Sertãozinho a minha história de vida e as minhas conquistas como atleta”, disse Maria Zeferina Baldaia.
Com quase 4 anos de produção, o longa-metragem acompanha a temporada de 2022 em que Maria Zeferina revisita as principais corridas de rua do país para se aposentar numa espécie de circuito particular de despedida das competições.
“O roteiro não segue uma linha cronológica linear. Passeamos pela história da Maria com incursões ao passado mais remoto da vida dela, mas sempre voltando aos dias atuais. É uma trajetória tão incrível e inspiradora que precisamos quebrar as amarras do tempo dessa roteirização pra ter uma liberdade poética um pouco maior e conseguir aprofundar os pontos de maior tensão e dramaticidade”, explicou o diretor e roteirista, Lucas Bretas.
Ainda neste mês de Dezembro, o documentário longa-metragem “Zeferina - Maria Brasileira” terá exibições previstas para a Expo São Silvestre, dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante os eventos comemorativos de 100 anos da corrida de rua mais importante da América Latina. As sessões acontecem nos dias 27, 28, 29 e 30 de Dezembro. No dia 31, Maria Zeferina é convidada especial da São Silvestre para ser comentarista da edição especial de número 100 da prova.