Secretaria Municipal de Saúde intensifica orientações sobre métodos de prevenção ao HIV, como PEP e PrEP
O Governo Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, recentemente, ações especiais voltadas à conscientização, prevenção e diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis. A Campanha “Fique Sabendo”, realizada no último dia 29, na Praça 21 de Abril, seguindo o calendário do Estado, integrou as mobilizações do Dezembro Vermelho, — mês dedicado à conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis — e teve ampla participação da população.
Ao todo, a equipe do Centro de Referência de Infectologia realizou 176 exames, com seis resultados positivos para sífilis. Três pacientes receberam atendimento imediato e iniciaram acompanhamento, enquanto os demais estão sendo convocados para definição de conduta. Durante a ação, também foram aplicadas 69 doses de vacinas, reforçando a importância da imunização como estratégia de prevenção a outras várias doenças.
O levantamento municipal mais recente, atualizado até dezembro de 2024, aponta que Sertãozinho possui 341 pessoas convivendo com o HIV. Em razão desse cenário, a Secretaria de Saúde tem intensificado ao longo deste mês as ações de testagem rápida e orientação.
Além dos testes, o município reforça a disponibilização de duas importantes estratégias de prevenção combinada: a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP).
A PEP é um tratamento de urgência indicado após possível exposição ao vírus — como relação sexual sem preservativo, rompimento da camisinha, contato com sangue em pele lesionada ou mucosas, além de acidentes ocupacionais com material biológico. O protocolo prevê o uso de antirretrovirais por 28 dias, iniciados em até 72 horas após a exposição.
Em Sertãozinho, a PEP é oferecida de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, no Centro de Referência de Infectologia (CRI), localizado à Avenida Hideo Takada, s/nº (ao lado da UBS da Cohab 3), e também 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados, na UPA da rua Pedro Carleto Neto, 120 - Jardim Grande Aliança.
Já a PrEP consiste no uso diário e contínuo de antirretrovirais por pessoas que não vivem com HIV, mas, por algum motivo, têm risco aumentado de exposição. A medida reduz em mais de 90% as chances de infecção e está disponível no município desde 2019, com atendimento realizado no CRI mediante agendamento.
Em 2024, foram registrados 253 atendimentos de PEP. Em 2025, o número já chega a 260. Quanto à PrEP, o município contabilizou 85 atendimentos no ano passado e 168 neste ano, demonstrando a ampliação do acesso e o fortalecimento das ações de prevenção combinada. “As iniciativas reforçam o compromisso da administração municipal com políticas públicas de saúde baseadas em cuidado, acolhimento e informação. O trabalho contínuo de testagem, prevenção e acompanhamento especializado contribui para reduzir riscos, ampliar o diagnóstico precoce e garantir atendimento de qualidade à população”, destaca e finaliza a gestora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Fábia Tolvo.









