Devido à repercussão de dois relatos de avistamento de um felino silvestre (possivelmente uma onça-parda), nos arredores e dependências do Parque Linear Urbano “Guiomar Carvalho Benelli”, o Governo Municipal de Sertãozinho tem a informar que:
- Como o segundo avistamento foi relatado ontem, dia 14, por volta das 19h, dentro do Parque Linear, em caráter de segurança, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer decidiu pela evacuação do local para garantir a segurança dos visitantes e, para tal, contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Vale destacar que o avistamento não foi registrado e, por isso, não foi possível identificar a espécie do animal.
- Em outra ocasião de avistamento de onça-parda em área rural habitada (julho/2025), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, solicitou orientações ao Departamento de Fauna Silvestre da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), já que os animais silvestres são protegidos por Lei.
- Naquela ocasião, a SEMIL informou que, conforme estudos técnicos, não há registros de ataques de onças-pardas a pessoas no Estado de São Paulo e que esses animais costumam fugir da presença humana; que são animais muito frequentes em nosso ambiente, seja ele rural, urbano, silvicultura ou áreas agrícolas; e que a simples retirada do indivíduo não resolve o problema da onça-parda na região, pois outra pode vir a ocupar a área.
- A recomendação da SEMIL é que, como medida de segurança, crianças pequenas (até 9 anos) não devem circular sozinhas perto de matas, principalmente à noite. E que é indispensável que estejam acompanhadas de adultos ao caminhar.
- Em caso de avistamento de um felino de grande porte em área aberta, o cidadão deve entrar em contato, primeiramente, com a Polícia Militar Ambiental, por meio dos telefones (16) 3996-0450 ou 3996-0459.
- Em caso de urgência e emergência, quando animal for avistado ferido ou se adentrar alguma edificação, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193.
- A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura também pode ser acionada para inspecionar a área e monitorar a aparição do indivíduo, por meio dos telefones: (16) 3947-3218 (UBS Animal - horário comercial) ou (16) 99135-2729 (somente emergência - recebe ligações apenas após as 17h e finais de semana).
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura está realizando um trabalho de contingência junto com as secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Governo (Departamento de Comunicação), para sinalizar a entrada do Parque Linear sobre a ocorrência de fauna silvestre e como agir em caso de avistamentos.
O parque segue aberto para visitação.









