O Centro de Artes e Esportes Unificados "Eurides Ferraz Teixeira" (CEU das Artes) recebe na próxima quarta-feira, dia 17, às 13h, mais uma atividade do projeto Ponto MIS. Desta vez, o público poderá participar gratuitamente da oficina "Frankenstein e sua prole: criação de vida artificial na literatura e no cinema", ministrada pelo crítico de cinema Carlos Primati.
Especializado em cinema fantástico, com ênfase na produção nacional do gênero, Carlos Primati é membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e conduzirá uma reflexão sobre a criação de vida artificial na literatura e no cinema, abordando como magia, alquimia e ciência passaram a ocupar o lugar da ação divina e da natureza na criação de seres humanos.
A atividade propõe um panorama historiográfico a partir do romance "Frankenstein", de Mary Shelley, publicado em 1818, e de suas diversas adaptações para o audiovisual. Também serão discutidas outras obras marcantes, como "Alraune", de Hanns Heinz Ewers, e "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?", de Philip K. Dick, explorando os impactos científicos, morais e filosóficos da criação de vida artificial.
Com duração de quatro horas, a oficina é destinada ao público a partir de 16 anos, oferece 40 vagas, é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia. A atividade será realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados "Eurides Ferraz Teixeira", localizado na rua Pedro Montenegro, 340, Jardim Santa Marta. A iniciativa integra a programação cultural promovida pelo Governo Municipal da Estância Turística de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Ponto MIS, ampliando o acesso da população a ações de formação e difusão cultural.