Secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico propõem workshop de conscientização ambiental em parceria com o CEISE Br
ÃÂ
Em janeiro, diante da mudança de governo, a Secretaria de Meio Ambiente solicitou a verificação de procedimentos adequados no tratamento de resÃÂduos pela ESAL - Empreendimentos e Soluções Ambientais, empresa contratada pela prefeitura para realizar a gestão de caçambas.
Até então, as caçambas recebidas vinham com resÃÂduos contaminados e sem a separação correta, como óleos vegetais e óleos minerais, restos de marmitas, copos descartáveis, telhas de amianto, cacos de vidro, entre outros. A destinação incorreta desses resÃÂduos pode trazer danos ao meio ambiente. A solução ideal é investir na capacitação das indústrias para o descarte correto.
Diante disso, durante reunião com o gerente executivo do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e BiocombustÃÂveis (CEISE Br), Paulo Garefa, e o gerente da ESAL, Nilton Barrico, os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ivan Mello e Henrique Gomes, ouviram solicitações das indústrias locais e mencionaram a questão do descarte incorreto. A reunião também contou com a participação de diretores e assessores da Secretaria de Meio e do CEISE Br.
Para a solução desse problema foi sugerida a execução de um workshop online de resÃÂduos sólidos a ser realizado pelas duas secretarias visando àconscientização das empresas em relação ao descarte correto dos resÃÂduos. A proposta inclui também o mapeamento desses resÃÂduos em uma estratégia clara de comunicação, visando qualificar corretamente os geradores, os transportadores e os pontos de descarte.
As datas do workshop estão sendo definidas e serão divulgadas oportunamente aos interessados.