O Fundo Social de Solidariedade de Sertãozinho e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o SENAC, concluíram, recentemente, três cursos de qualificação profissional na área de costura, realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III, no Conjunto Habitacional Áurea Mendes Gimenes. Ao todo, as capacitações registraram 54 conclusões exclusivas de cidadãs cadastradas junto a este equipamento social.
Foram oferecidos os cursos de Costura para Consertos e Ajustes de Roupas, Modelagem e Confecção de Bolsas em Tecido e Modelagem para Cama e Vestuário PET. As formações proporcionaram aos participantes o desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas tanto na busca por oportunidades no mercado de trabalho quanto na criação de iniciativas próprias de geração de renda.
A oferta de cursos de qualificação profissional contribui para o fortalecimento de uma força de trabalho cada vez mais preparada, ampliando as possibilidades de inserção e permanência no mercado e estimulando o empreendedorismo.
Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Tatiane Guidoni Gimenez, oferecer diferentes opções de qualificação é uma forma de ampliar as oportunidades para a população. “É muito importante que o Governo Municipal ofereça caminhos para que as pessoas possam adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e ampliar suas possibilidades profissionais. A qualificação pode abrir portas tanto para novas oportunidades de trabalho quanto para quem deseja empreender e construir sua própria fonte de renda”, destacou.
Os cursos foram custeados com recursos do Fundo Social de Solidariedade, arrecadados por meio de diversas ações promovidas pela instituição, com a destinação dos valores para as capacitações aprovada pelo Conselho Deliberativo.
A iniciativa integra as ações de promoção da autonomia e ampliação de oportunidades desenvolvidas pela Assistência Social junto às famílias acompanhadas pelos CRAS, fortalecendo o acesso à qualificação profissional e às possibilidades de geração de renda.
Autor: Departamento de Comunicação – PMS - Lucas Máddias