20 JAN 2021
FALA, LEITOR!
Que ler é fundamental a gente já sabe, não é?
Por isso, começamos hoje um encontro semanal com todos os leitores da cidade: o FALA, LEITOR!
Todas as quartas-feiras vamos compartilhar uma dica pra lá de especial de um leitor e frequentador das Bibliotecas Públicas de Sertãozinho!
A nossa estreante é a Gabrielle Cristina de Souza. Ela tem 17 anos e frequenta a Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Junior” sempre que pode. A indicação dela é “O menino que comeu uma biblioteca”, de Letícia Wierzchowski.
“Em plena Segunda Guerra Mundial, acompanhamos Jósik Tatar, um garoto polonês que se conecta ao seu avô, Michael Wisochy, através dos livros. De fato, o cenário crítico da guerra fomenta desespero e horror. Contudo, a imaginação de Jósik permite desfrutar da sensibilidade infantil, ainda que ele sofra com implicações, perdas irreparáveis ou limitações por ser polonês. Jósik caminha sempre em frente, sua motivação é viver e consequentemente, fazer com que o legado de seu avô se relacione não só com os livros, mas se interligue com as pessoas. Eva, na história, é uma menina que um dia encontra Jósik Tatar, entretanto apenas ela pode vê-lo. Mediante isso, a história mostra as dificuldades, obstáculos financeiros e solidão por ausência de compreensão dos outros, vividas por Eva. Ela obtém em Jósik um amigo e reflexo de perseverança em viver através da literatura, sem jamais deixar o mundo real.
A leitura, para além de imersiva, é leve e valorosa por ilustrar a paixão de estar lendo, vivendo no mundo real e, simultaneamente, conectar pessoas distantes a amar o formidável e valioso ato de viver.
Um trecho sem spoilers:
'...mas decidido a ler ainda mais uma página, uma página que fosse. Porém, assim que voltava a leitura, era sequestrado pela magia da prosa...', na página 55"
A Biblioteca “Dr. Antônio Furlan Junior” fica na Rua Sebastião Sampaio, 1489. Para consultar outros títulos, acesse o catálogo virtual do Sistema de Bibliotecas Públicas de Sertãozinho: .
Até semana que vem!