A noite de ontem, 30, marcou o fim da gestão municipal de Zezinho Gimenez e Nilton César Teixeira (Niltinho) com a Cerimônia de Inauguração do Complexo de Macrodrenagem, Viário e Lazer “Antonio João Gimenes”.
O complexo inaugurado marca o término da maior obra já realizada na cidade de Sertãozinho: a Macrodrenagem do Córrego Sul, que teve sua primeira etapa entregue em dezembro de 2017.
Diversas autoridades compareceram ao ato, com destaque para o prefeito Zezinho Gimenez; a primeira-dama Tatiane Cristina Pereira Guidoni Gimenez e o vice-prefeito Nilton César Teixeira (Niltinho), além de vereadores e secretários municipais.
Os familiares de homenageados também marcaram presença significativa no evento já que, no total, o Complexo engloba nove denominações conferidas pela Câmara Municipal:
- Complexo de Macrodrenagem, Viário e Lazer “Antonio João Gimenes – Toninho Gimenes”
- Parque de Lazer “Guiomar Carvalho Benelli”
- Passarela “João Borges de Carvalho”
- Lago “Dr. Paulo César Rodrigues de Afonseca”
- Praça de Convivência “Fernando Paulo Bertuso”
- Anfiteatro “Gizelda Cristina de Aquino Paiva”
- Pista de Caminhada “Orlando Lopes – Landão”
- Quadra esportiva “José Baptista de Lima”
- Quadra esportiva “Oswaldo Zucco”.
Único homenageado em vida, o médico Dr. Paulo César Rodrigues de Afonseca agradeceu em nome de todos os demais homenageados nas denominações internas do Complexo. “É uma honra representar os demais homenageados e uma alegria enorme receber esta homenagem. Minha gratidão ao prefeito Zezinho Gimenez por tudo que ele fez por nossa cidade”, declarou.
Além de ser o último ato oficial de sua quarta gestão à frente do Executivo do município, a inauguração desta quarta-feira teve uma emoção ainda mais especial para o prefeito Zezinho Gimenez, já que o Complexo leva o nome de seu falecido irmão, Antonio João Gimenes. “É até difícil falar da alegria que sinto em ver, oficialmente, a obra de Macrodrenagem do Córrego Sul concluída. É a maior obra da história de Sertãozinho, que além de acabar com o problema das enchentes, ainda presenteia a população com um maravilhoso espaço de lazer, convivência e práticas esportivas”, comentou o prefeito, que completou: “quero agradecer à Câmara Municipal, especialmente aos vereadores Renatinho e Cássia, pela autoria do projeto que deu o nome do meu querido irmão a este complexo. Deixo registrada também minha gratidão à população de Sertãozinho e Cruz das Posses, pela confiança que sempre tiveram em meu trabalho, me concedendo 16 anos à frente da Prefeitura, período do qual sempre irei me orgulhar muito”.
Sobre a obra
O Complexo de Macrodrenagem, Viário e Lazer “Antonio João Gimenes – Toninho Gimenes” engloba o prolongamento da Avenida Antônio Paschoal, chamando a atenção por sua beleza e importância, e por proporcionar a eliminação de enchentes, já que barragens e reservatórios de contenção de cheias também foram construídos.
O local já é bastante visitado e a população pôde verificar que o projeto contempla barragens de contenção de enchentes, viários de acessos e pavimentação de 42.320,70 m² de ruas, originando 14.321,38 m² de construção de calçadões.
Faz parte do Complexo o Parque de Lazer “Guiomar Carvalho Benelli”: todo cercado, com estacionamento, academias, ciclovias, pista de corrida, quiosques, quadras poliesportivas e sanitários, além de espaços para shows, eventos, redário e uma praça principal.
A Secretaria de Meio Ambiente executou a arborização do local, plantando cerca de 800 árvores de espécies variadas acima de 2 metros de altura, além do plantio de 48.022,28m² de grama batatais e 12.700 mudas de várias espécies.
Os trabalhos de toda obra estão sob a responsabilidade da empresa Leão Engenharia S/A, vencedora da licitação, com um investimento total de R$ 34.977.572,49, sendo que destes, R$ 11.477.191,52 foram de recursos próprios do município.