Nesta quarta-feira, 18, a população de Sertãozinho e Cruz das Posses poderá percorrer os caminhos da poesia em Bibliotecas do Município e do Distrito. Trata-se da 13ª edição do programa Viagem Literária “Poesia: Oficinas e Bate-papos com Escritores”. O evento proporcionará dois encontros gratuitos para pessoas de todas as idades com o escritor Allan da Rosa.
Primeiro será oferecida uma oficina de criação literária, no gênero poesia, às 14h30, na Biblioteca Municipal “Profª Sônia Regina Mossin Garcia”, localizada à rua Tenente Isaías, 872, em Cruz das Posses. São 10 vagas e a única exigência é que o participante seja alfabetizado. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3949-1524, das 8h30 às 17h.
Mais tarde, às 19h, o autor fará um bate-papo, também sobre poesia. O evento acontecerá na Biblioteca Municipal “Dr. Antônio Furlan Jr.”, que fica à rua Sebastião Sampaio, 1.489 – Centro de Sertãozinho. São 20 vagas e não é necessário fazer inscrição.
Promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), o Viagem Literária é realizado pela Organização Social SP Leituras. O programa foi finalista do 62º Prêmio Jabuti, na categoria Fomento à Leitura, dentro do eixo Inovação.
O evento seguirá as medidas sanitárias necessárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Portanto o uso de máscara é obrigatório e recomenda-se o distanciamento social.
Sobre o convidado
Allan da Rosa é autor de “Da Cabula”, vencedor do Prêmio Nacional de Dramaturgia Negra em 2014, e do livro-CD “Mukondo Lírico”, ganhador do Prêmio Funarte de Arte Negra, também em 2014 – entre outras obras.
O escritor é também angoleiro (capoeirista), historiador, mestre e doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi um dos escritores que começou o movimento de Literatura Periférica na capital paulista. Sua pesquisa e atuação envolve os temas da ancestralidade, imaginário e cotidiano negro. Já palestrou, recitou, oficinou e debateu em rodas, feiras, universidades, bibliotecas e centros comunitários de muitos estados do Brasil e mais seis países.