A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando com afinco na ampliação da capacidade de atendimento a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 no município.
Monitorando a progressão dos números da doença registrada nas últimas semanas, na cidade e na região, a Administração Municipal vem buscando novos caminhos para ampliar o acolhimento à população, mantendo a qualidade e a segurança nos atendimentos.
Uma das medidas definidas pelo prefeito Zezinho Gimenez no início desta semana foi a implantação de 4 novos leitos de suporte ventilatório, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sertãozinho. “Para montagem desses 4 leitos, a Prefeitura vai investir cerca de R$ 75 mil na aquisição de equipamentos, como bombas de infusão, monitores multiparâmetros, bombas de injeção e outros. Além disso, também iremos absorver custos em recursos humanos, com a contratação de mais médicos e profissionais de enfermagem”, destaca o chefe do Executivo Municipal.
Itens fundamentais para a implantação dos leitos, os respiradores, que oferecem o suporte ventilatório aos pacientes, serão enviados pelo Governo do Estado. “Nossa expectativa é de que na próxima semana, esses leitos estejam disponíveis para atendimento à população. Lembrando que: a UPA já possui 3 leitos de suporte ventilatório, que foram montados com estrutura própria no início da pandemia. Esses leitos são de extrema importância na estabilização de pacientes em estado mais delicado, no caso de espera por um leito de UTI”, explica a secretária municipal de Saúde, Angélica Lazarini.
Associada à questão estrutural, a Secretaria de Saúde também se mantém atenta ao aprimoramento da triagem de pacientes. Com isso, foram adquiridos 21 termômetros de infravermelho – equipamentos que medem a temperatura corporal sem a necessidade do contato direto do profissional de enfermagem triador e o paciente. O investimento foi de R$ 5.385,00. “Os termômetros foram disponibilizados para nossos 3 polos de atendimento Covid, que são a UPA, a unidade de saúde do Jardim Helena e o Complexo de Saúde de Cruz das Posses, além das outras unidades de saúde que realizam atendimentos. Com esse equipamento, é possível acelerar a triagem e o direcionamento dos pacientes, oferecendo mais segurança ao profissional triador também”, conclui Angélica.
Desinfecção de áreas públicas é ampliada
Outro trabalho preventivo também foi ampliado: a desinfecção de áreas públicas – atividade iniciada logo após o anúncio da pandemia.
Antes, o trabalho atingia pátios internos e entornos dos hospitais e da UPA, além de UBSs, terminais rodoviários, CRASs e agências bancárias. Porém, nesta semana, com o aumento de mais um caminhão, o trabalho passou a ser estendido também para os cemitérios, avenidas com fluxo de pessoas para atividade física, como a Egisto Sicchieri, praças públicas, frentes das casas lotéricas e outros pontos.
A higienização com solução à base de água e hipoclorito é realizada em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde e o SAEMAS, alternando locais relevantes em Sertãozinho e Cruz das Posses.