A Fatec Sertãozinho está desenvolvendo um projeto para a difusão da cultura empreendedora, buscando contribuir para a criação e consolidação de um ecossistema empreendedor em Sertãozinho e região. É o Projeto Empreendendo, desenvolvido e coordenado pelo professor Odair Soares, graduado em Ciências Econômicas, com mestrado em Administração e doutorado em Educação.
Com o objetivo de ajudar a quebrar o paradigma que se tem do empreendedor como um Super-Homem, o Projeto Empreendendo tem também o intuito de popularizar o empreendedorismo, levando-o na prática para as comunidades periféricas e incentivando as pessoas a inovarem e empreenderem, individualmente ou em grupos. Portanto, o Projeto surge como um articulador, organizador e apoiador de movimentos sociais e pessoais em prol da construção e fortalecimento de ecossistemas empreendedores.
Tudo iniciou com as aulas de empreendedorismo na Fatec Sertãozinho, e, no ano passado, o projeto começou a crescer com o programa de rádio “Empreendendo Dia a Dia”. Agora em 2020, o projeto se expande com o programa “Empreendendo Já”. Com estreia programada para o dia 14 de julho, o programa será exibido todas as terças-feiras, das 20h às 20h30, pelo grupo Thathi de Comunicação, com transmissão simultânea em rádio (Rádio Thathi -91,3 FM e Rádio 79 - 590 AM) e TV (canal 32.1 e NET 22 e 522).
O Projeto Empreendendo tem também um portal: .
Escola de Inovadores
O Projeto Empreendendo envolve também os alunos da Fatec Sertãozinho e da Escola de Inovadores, um programa de empreendedorismo criado pelo Centro Paula Souza e que visa fornecer ferramental básico de Empreendedorismo e Inovação.
O programa Escola de Inovadores disponibiliza um ambiente criativo, digital, para que os participantes se capacitem e desenvolvam modelos de negócios sustentáveis com a finalidade de viabilizarem, num próximo passo, a criação e desenvolvimento de suas próprias empresas ou startups.
Seu público-alvo é relacionado a pessoas com interesse em desenvolver seu próprio negócio, que podem ser alunos e ex-alunos de cursos técnicos e tecnológicos do Centro Paula Souza ou de qualquer instituição de ensino público ou privado de nível médio, médio-técnico ou superior, bem como empreendedores da região.
A edição de 2020 foi a primeira inteiramente digital e a Fatec Sertãozinho foi a que recebeu mais inscrições de projetos de toda a região: foram 153 inscritos, sendo que 39 projetos foram selecionados e outros 90 serão redirecionados a outras Fatecs.