No próximo dia 21 de julho, 2.798 servidores da Prefeitura Municipal de Sertãozinho receberão a primeira parcela do 13º salário. A antecipação, que tradicionalmente ocorre no mês de agosto, foi definida pela Administração Municipal no início desta semana.
O prefeito Zezinho Gimenez, que instituiu a tradição de antecipar a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais em 2001, primeiro ano de sua primeira gestão, destacou que a decisão levou em conta o momento de pandemia. “Nós decidimos adiantar nossa programação de antecipação para julho, pois já havia a disponibilidade financeira. Então, entendemos que, neste período de pandemia, essa decisão será de importante ajuda para alguns núcleos de servidores e também para a economia local. Em nossa gestão o provimento do funcionalismo público é um recurso protegido, que tomamos o cuidado de programar e garantir com antecedência; portanto, nada nos impedia de realizar o pagamento antes do mês de agosto”, explica o chefe do Executivo Municipal.
Conforme dados do Departamento de Gestão de Pessoas, da Secretaria Municipal de Administração, a folha de pagamento referente à antecipação da primeira parcela do 13º salário está estimada em R$ 6,5 milhões.
Entre os servidores que serão beneficiados, está o Guarda Civil Municipal, Jacson Alcântara Queiroz. “Eu considero a decisão da Prefeitura muito oportuna e importante, embora, felizmente, nós servidores não tenhamos sofrido até agora perdas em relação aos nossos salários em função à pandemia, o que é um privilégio perto das dificuldades que muitas pessoas estão passando, principalmente quem é autônomo”, reflete.
Contabilizando 35 anos de serviço público, Jacson destaca a pontualidade no pagamento de salários como uma importante característica da atual Administração. “Nesses 35 anos como servidor, já vivi muitos momentos, inclusive fases muitos difíceis para a Prefeitura, e posso afirmar que dificilmente vamos ter uma gestão como a atual, que nos permite fazer programação com nossos provimentos, porque tem comprometimento e realiza nossos pagamentos em dia”, opina.
Apenas a título de informação, com essa decisão, a Prefeitura de Sertãozinho cumpre seu compromisso legal de pagamento da primeira parcela do 13º salário aos seus servidores, com quase quatro meses de antecedência ao prazo estipulado pela Lei.