O primeiro dia de vacinação drive thru aconteceu na noite desta terça-feira, 28, no estacionamento do Ginásio de Esportes “Pedro Ferreira dos Reis” (Docão), e teve uma excelente repercussão. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas 340 doses.
Para agilizar o atendimento, as pessoas de cada veículo foram primeiro abordadas por triadores e, logo após, seguiam à frente para receberem a aplicação da vacina. “O fluxo de carros foi bom e as pessoas esperaram pouco tempo, o que não gerou tumulto”, informa Tatiane M. R. de Paiva, chefe da Vigilância Epidemiológica.
Compareceram à ação caminhoneiros, profissionais do transporte coletivo, portadores de doenças crônicas, idosos, trabalhadores das forças de salvamento e segurança e profissionais da saúde.
José Oliveira de Souza, de 36 anos, é caminhoneiro, viaja por todo o país a trabalho e sabe da importância da imunização. “Nós, motoristas de caminhão, temos que cuidar da saúde, porque a profissão não pode parar. Todos os anos eu tomo a vacina, e também é uma exigência da empresa onde trabalho”, declarou.
Já para Élcio dos Santos, 60 anos, esta foi a primeira vez que tomou a vacina. “Me despertou a necessidade de tomar justamente pelo momento que estamos passando. A vacina não combate o coronavírus, mas pelo menos ficamos imunes à gripe e ao resfriado”, refletiu.
Adriana Cristina Amâncio dos Santos, 49 anos, faz parte do grupo dos doentes crônicos. “Sou hipertensa e por isso estou aproveitando a vacinação antecipada. Ainda mais depois que surgiu esse tal de coronavírus. Deixou a gente um pouco mais preocupada, né?".
É importante lembrar que doentes crônicos devem apresentar carta médica ou receita de medicação de uso contínuo para poderem receber a vacina.
A vacinação drive thru continua hoje, dia 29, das 17h às 20h no estacionamento do Ginásio de Esportes “Pedro Ferreira dos Reis” (Docão). É importante lembrar que esta é uma ação adicional para dar apoio aos outros cinco pontos, que continuam com a aplicação das vacinas contra a gripe das 08h às 14h, nos endereços abaixo:
• Centro de Saúde II “Aparecida Maria Germana Martins”: Rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio;
• UBS “Francisco Xavier de Carvalho” (Cohab 8): Rua Victório Bisson, 396;
• Quadra do Centro Esportivo Mogiana “Vereador Paulo Aparecido Braga”: Rua Washington Luís, 2.123 – Jardim Alvorada;
• EMEI “Hele-Nice de Souza Tuffi”: Rua José Martineli, 491 – Jardim Jamaica;
• EMEI “Maria Rosa Motta”: Rua Floriano Peixoto, 975 – Cruz das Posses.
Durante a campanha, as vacinas de rotina continuam a ser aplicadas somente nestas quatro unidades de saúde: UBS Cruz das Posses, UBS Cohab 8, Centro de Saúde 2 e UBS Jardim Jamaica.